Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Aluno da FCM-CG cria prótese para criança com impressora 3D

Aluno da FCM-CG cria prótese para criança com impressora 3D

O protótipo apresentado pelo aluno se encaixa perfeitamente nas mãos de crianças na faixa etária entre 3 e 5 anos
Foto: Rerodução
Élvio Livert Ferreira de Oliveira
Permitir que crianças tenham a sensação de movimentar as mãos, esse foi o objetivo do aluno do terceiro período do curso de Medicina da FCM-CG, Élvio Lievert Ferreira de Oliveira. O estudante criou uma prótese de baixo custo para quem teve a mão amputada ou nasceu com má formação.


O protótipo apresentado pelo aluno se encaixa perfeitamente nas mãos de crianças na faixa etária entre 3 e 5 anos. “Com o apoio da Facisa nas questões logísticas, vamos fabricar mais próteses para ajudar a melhorar a qualidade de vida de mais crianças ou pessoas que tenham sofrido acidentes ou contraído alguma doença congênita”, relatou.

A ideia surgiu com a finalidade de possibilitar a interação dos pequenos com os objetos que estão á sua volta. Além de todos os conhecimentos apreendidos no curso de Medicina, Élvio concluiu cursos técnicos na área de mecânica e desenho industrial, fato que contribuiu com o sucesso do projeto.
Prótese mecânica (Foto: Reprodução)
A prótese mecânica foi inspirada num projeto de um indiano e construída com uma impressora 3D, tecnologia que tem sido muito utilizada ultimamente a serviço da saúde. “O projeto foi redesenhado, de modo que fiz algumas alterações a fim de melhorar e aperfeiçoar a prótese”.

O estudante agora está iniciando uma prótese robótica movida a contrações musculares e motivado a montar um centro de produção de próteses de mão em Campina Grande.

Roberto Lucena - Facisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário