Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Norte-coreano morre em acidente num país onde quase não circulam carros

Norte-coreano morre em acidente num país onde quase não circulam carros

Kim Yang-gon era “camarada próximo” do líder do regime, Kim Jong-un, e “revolucionário consequente”
Dirigente agora morto era responsável pelas relações entre o regime de Kim Jong-un e a Coreia do Sul. Terá direito a funeral de Estado, uma honra rara.
Um dos mais importantes dirigentes da Coreia do Norte, Kim Yang--gon, "camarada próximo" do líder do regime, Kim Jong-un, e "revolucionário consequente", morreu aos 73 anos vítima de "um acidente de automóvel", anunciou ontem a agência oficial KCNA, sem especificar o local ou a data do acidente.
Desde a chegada ao poder de Kim Jong-un que Yang-gon vinha sendo visto junto do líder num número crescente de ocasiões, sendo considerado um dos mais experientes diplomatas do regime. Foi Yang-gon a negociar, em agosto último, um acordo entre as duas Coreias, que pôs fim a um período de tensões crescentes e de provocações norte-coreanas na zona desmilitarizada entre os dois países. Em outubro de 2014, estivera também em Seul, como representante de Pyongyang, para a cerimónia de encerramento dos Jogos Asiáticos.
Atendendo às fortes medidas de segurança em torno dos dirigentes do regime e ao escasso tráfego automóvel no país, as circunstâncias da morte de Yang-gon não deixaram de suscitar dúvidas. Um analista citado pela Reuters, Andrei Lankov, recordava que Kim Jong--un tem afastado, de forma violenta, vários dirigentes desde que chegou ao poder em 2011. O mesmo analista recordou que, em pelo menos três ocasiões, entre 1976 e 2010, a morte de figuras relevantes do regime foi anunciada, dando-se como causa acidentes de viação.
A propriedade de um veículo por particulares é ainda mais a exceção do que a regra na generalidade da Coreia do Norte. Contudo, em Pyongyang, o número de veículos tem vindo a crescer, ainda que sejam na esmagadora maioria camiões de mercadorias, alguns táxis, transportes públicos e militares. Uma reportagem publicada neste mês no The Japan Times referia que, durante o dia, é possível ver até uma dúzia de carros parados num semáforo. "À noite, as ruas ficam vazias e a maioria das pessoas desloca-se a pé, de bicicleta ou transportes públicos", entre os quais uma rede de metro, lia-se na referida reportagem.
A KCNA indicou que o enterro de Kim Yang-gon - um dos principais dirigentes do Partido dos Trabalhadores, no poder em Pyongyang, e responsável do Departamento da Frente Unida, que trata das questões com a Coreia do Sul - realiza-se hoje e terá honras de Estado. Este género de cerimónia é raro na Coreia do Norte e está reservado para a elite do partido. Em média, Pyongyang realiza um destes funerais por ano, notava ontem ao North Korea News um especialista no regime, John G. Grisafi. Este sublinhava que, todavia, o funeral de Kim Yang--gon será o segundo do género no ano que ora finda. Em novembro, o marechal Ri Ul-sol, próximo do fundador do regime, Kim Il-sung, e comandante das unidades responsáveis pela proteção de Kim Il-sung e de seu filho e sucessor, Kim Jong-il, recebeu idêntica distinção.
Aquele especialista destaca, na composição dos 80 nomes do comité, o reaparecimento de um dirigente que não era visto em público desde outubro, Choe Ryong-hae, que ocupa o quinto lugar na lista, que teria passado por um processo de "reeducação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário