Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mais de 3 mil garimpeiros comparecem à Audiência Pública em Imperatriz para tratar da PEC 405

AP 405 ImperatrizAconteceu ontem (09) em Imperatriz, Maranhão, mais uma Audiência Pública para discutir a PEC 405, que pretende assegurar ao Garimpeiro e ao Pequeno Minerador o direito à aposentadoria, em especial para ao garimpeiro de Serra Pelada.
A Audiência Pública foi presidida pelo deputado federal Cléber Verde (PRB-MA), autor do Projeto. O deputado Marçal Filho (PMDB-MS), que é o relator, também esteve presente. A Audiência Pública contou com a presença de cerca de 3 mil garimpeiros cooperados à Coomigasp na região.
Antes do início dos trabalhos foi apresentado um vídeo gravado pelo ministro das Minas e Energia, Edson Lobão onde ele se diz solidário à causa garimpeira e confiante de que o trabalho feito pela Coomigasp irá em breve colher frutos.
Durante a AP, houve a promessa de que tudo será feito para que o Congresso Nacional vote a PEC 405 antes do Dia do Garimpeiro, em 21 de julho.
Reunião
Na noite anterior, em um auditório de um hotel em Imperatriz, o presidente da Coomigasp, Jessé Simão, reuniu-se com 40 diretores e representantes da Coomigasp daquela região.
Na reunião, Jessé afirmou seu compromisso com os garimpeiros de Serra Pelada e apresentou várias alternativas que foram levadas à Colossus no sentido de agilizar ações que tragam algum retorno financeiro ao garimpeiro, já que houve um sensível atraso no início da produção mineral. Segundo o presidente, a perfuração tornou-se lenta com a chegada, das sondas, numa área conhecida pelos garimpeiros da região como “milharina”.
Jessé afirmou categoricamente aos diretores e representantes que nada, absolutamente nada será fechado com a parceira no sentido de negociar ativos da Coomigasp sem que a maioria dos garimpeiros associados à Coomigasp decidam favoravelmente, e que, para que todos os garimpeiros tomem conhecimento, todas as reuniões e conversas no sentido de buscar melhorias à vida do garimpeiro de Serra Pelada serão anunciadas, à partir da semana que vem, via site da Cooperativa, já que vários boatos, calúnias e contradições produzidas por pessoas chantagistas e alheias à causa garimpeira estão percorrendo a rede mundial de computadores.
Sobre o anúncio da quantidade de minério existente em Serra Pelada, Gesse Simão afirmou que esse estudo deve, por prerrogativas da Lei, ser apresentado ao DNPM e só ele pode, após verificar sua veracidade, anunciar publicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário