Total de visualizações de página

domingo, 8 de janeiro de 2012

UM PREFEITO PRA CHAMAR DE NOSSO

Será que teremos a sorte nesta eleição ?
 

Até hoje Dom Eliseu não acertou
com um líder político que
honrasse o compromisso de
por o município na vanguarda

ZÉ LOPES


O ano de 2012 é tempo de eleições municipais, e então se faz necessário uma breve reflexão sobre a importância do pensar projetos racionais para o município, além de que aos eleitores é necessário ficar alertas aos discursos que serão proclamados daqui para frente.
 
Dom Eliseu é um município que promete, em todos os aspectos, e como localização geográfica é um dos mais bem localizados do estado do Pará, quiçá da região norte. Todavia este rincão em seus 23 anos de emancipação política e 43 anos de fundação não conseguiu formar um grupo de pessoas que pudesse pensar o município de forma estratégica, racional e lúcida, a exemplo do que fazem as personalidades de Rondon do Pará e de Ulianópolis que se preocupam com as condições daquelas localidades, enquanto Dom Eliseu, até agora, só tem recebido aventureiros que aqui chegam apenas com o objetivo de sugar o pouco que ainda resta dos recursos naturais. Esta é a cruel realidade.
 

Em Dom Eliseu não temos pessoas que pensam o município para o futuro, e as lideranças políticas e comunitárias pensam somente no aqui e agora, e tudo o que é feito no lugar não é feito para durar, pois não há um projeto para Dom Eliseu, e sim projetos individuais que não levam em conta a vontade das comunidades.

Uma clara demonstração do que estou tentando mostrar é a condição da atual câmara de vereadores que reflete muito bem a situação, pois nela não se nota nem um vereador que realmente saiba o que é função de legislar, e a prova é a falta de fiscalização dos atos do poder executivo ao qual os vereadores são totalmente submissos, e o prejuízo sofre a população, já que a câmara teria que agir refletindo os anseios e as necessidades do povo.
Vemos também a total desorientação do atual poder executivo, que apesar de estar realizando algumas obras, não mostra relação nenhuma com o lugar, pois o que está sendo feito não tem um planejamento. É como pegar um punhado de sementes e jogar aleatoriamente em um solo que não foi devidamente preparado. Assim não se tem a garantia de que o que está sendo plantado poderá se multiplicar em reais benefícios para a população. Poderia até ser diferente e melhor se os recursos que estão sendo gastos sem planejamento estivessem sendo aplicados de acordo com as diretrizes do Plano Diretor Municipal de Dom Elizeu que foi aprovado em abril de 2005 e nunca foi colocado em prática. Mais uma demonstração de que o progresso sustentável do município é o que menos importa.   
 
Uma grande preocupação deste escriba que vos fala é com a qualidade dos eleitores de Dom Eliseu, não no caráter, mas sim em suas condições, já que mais de 50% do eleitorado não tem raízes fincadas nesta terra, e esse fato desvirtua o compromisso do eleitor na  hora de votar, acabando por correr o risco de levar à cadeira da prefeitura mais um que não tem nada a ver com o lugar.

Um comentário:

  1. Walker você é muito sábio quando se trata de falar dos problemas de Dom Eliseu, parabéns

    ResponderExcluir