Produtos devem ser certificados pelos institutos de qualidade.
Instalação de pisca-pisca merece cuidados (Foto: Reprodução/TV Globo)
“Os choques domésticos acontecem com freqüência e, geralmente, ocorrem por descuido e podem ter conseqüências bastante sérias”, afirma Ronald Ravedutti, diretor de distribuição da Companhia Paranaense de Energia (Copel). A empresa criou o programa Natal com Segurança com a intenção de evitar acidentes.
Prevenção
O primeiro passo é escolher com cuidado os cordões de luz, mangueiras e pisca-piscas, que devem ser de boa procedência, certificados pelos institutos controladores de qualidade. “É importante comprar equipamentos de qualidade que tenham a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro)”, diz Ravedutti. Antes de fazer as instalações, especialmente de aparelhos já utilizados em outros anos, é aconselhável prestar atenção às emendas e à película plástica isolante. Todas as emendas e conexões dos cordões devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade.
Outra recomendação importante é ter certeza de que a capacidade e a resistência dos condutores sejam compatíveis com a carga elétrica requerida, observando o correto dimensionamento de cabos e fios.
Fachadas
Para decorar fachadas, jardins, varandas e grades também é importante tomar cuidado. “A umidade é um fator que eleva o risco de acidentes. As conseqüências de um choque elétrico na presença de água são bem mais graves”, afirma Ravedutti.Ainda de acordo com Ravedutti, a instalação de objetos decorativos é desaconselhada nas proximidades da rede pública de energia, onde o risco de acidentes graves é maior.
Dicas
- O pisca-pisca usado para decorar pinheiros, janelas e fachadas só deve ser ligado na tomada depois que o arranjo estiver montado. - Não tocar em equipamentos elétricos com as mãos ou os pés molhados.
- Se for preciso arrumar fios ou substituir lâmpadas, o enfeite deve ser desligado da tomada.
- Somente um aparelho elétrico deve ser ligado em cada tomada.

Nenhum comentário:
Postar um comentário