Neste sábado (13/08), toda criança menor de cinco anos deve ser levada a um posto de vacinação para receber a segunda dose da vacina contra a poliomielite. Já aqueles com idade entre um e seis anos e 11 meses receberão a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo.
Serão distribuídas 300 mil doses de vacina Sabin para assegurar a imunização de 191.978 crianças, o equivalente a 98 por cento da população alvo. Na primeira etapa da campanha, em junho, foram vacinadas 197.786 crianças, correspondendo a 97,87 % da população alvo.
A vacina contra paralisia infantil só não é recomendada para crianças com infecções agudas com febre acima de 38 graus ou com histórico de alergia grave a algum componente da vacina.
As campanhas nacionais de combate à poliomielite são realizadas desde 1980 com o objetivo de estabelecer proteção coletiva com a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente e manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para erradicação da poliomielite. No ano passado foram confirmados 1292 casos de poliomielite no mundo.
O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na cidade de Sousa, na Paraíba. Mesmo assim considera-se que ainda há risco de reintrodução do pólio vírus selvagem no País l devido à possibilidade de importação de casos provenientes de países endêmicos ou pela ocorrência de surtos em países não endêmicos que possuem áreas de baixas coberturas vacinais.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) até maio deste ano foram registrados 123 casos de poliomielite pelo polivírus selvagem no mundo, sendo 43 em países endêmicos e 80 não endêmicos. No ano passado, no mesmo período, foram registrados 115 casos, 44 em países endêmicos e 71 em países não endêmicos. Neste ano, de acordo com a OMS, serão realizadas campanhas de vacinação contra poliomielite em 44 países.

Nenhum comentário:
Postar um comentário