Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de abril de 2016

BERNARDO SAYÃO O HEROI DA BELÉM BRASILIA MORREU EM ULIANÓPOLIS EM 1958

BERNARDO SAYÃO O HERÓI DA BELÉM BRASÍLIA MORREU EM ULIANÓPOLIS EM 1958





Pouca gente sabe, mais o município de Ulianópolis também tem um personagem ilustre. O engenheiro Bernardo Sayão, o “herói da Belém-Brasília”, morreu em Ulianópolis em 1958. Bernardo Sayão Carvalho Araújo, nasceu no Rio de Janeiro no dia 18 de junho de 1901. Ele foi um Engenheiro Agrônomo do Ministério da Agricultura e um grande político brasileiro, amigo pessoal de Juscelino Kubitschek.

Em 1958,  Juscelino encarregou Bernardo Sayão  da construção do trecho norte da Belém-Brasília. Acompanhando pessoalmente as obras, no início de janeiro de 1959, nos trabalhos de abertura da mata uma árvore foi derrubada de forma equivocada e atingiu o barracão em que encontrava Saião, que morreu no mesmo dia. A localização do acampamento ficava dentro do município de Ulianópolis , nas proximidades da Vila Ligação, do município de Dom Eliseu . Até os dias atuais existem referências com placas colocadas pelo DNIT, sobre o Engenheiro.

História - Formado em 1923 na Escola Superior de Agronomia e Medicina Veterinária de Belo Horizonte, teve como principal projeto o desenvolvimento da região central do Brasil. Fundou a "CANG" Colônia Agrícola Nacional de Goiás, na Marcha para o Oeste de Getúlio Vargas deu origem à cidade de Ceres. Em razão do bem-sucedido trabalho lá realizado, em 1954, foi eleito vice-governador de Goiás, chegando a governar o estado interinamente por três meses, de 31 de janeiro a 12 de março de 1955.

Em setembro de 1956, tornou-se um dos diretores da NOVACAP, sendo Israel Pinheiro o presidente, além de Ernesto Silva e Íris Meinberg. Nesta condição contribuiu significativamente, com sua liderança e carisma, para a credibilidade e início das obras de construção de Brasília.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário